Carta à população camocinense

Nos relacionamentos entre pessoas existem diversos atos muitos dos quais se confundem com os próprios sentimentos. No meu pensar, a despedida é um deles. A despedida sem qualquer dúvida é uma ruptura, é uma mudança que carrega consigo certa dose de emotividade. É dia de ruptura, porém não de rompimento de amizade, de consideração, e de respeito, esses sentimentos permanecem entre quem se despede e quem fica. Mas é dia de início de ausência.

A duras penas, percebi que as pessoas não são fáceis, assim como também não sou. Senti na pele a dor de ser desrespeitado por pessoas que hoje sei: só estavam se defendendo da sua própria insegurança. Como tudo tem um lado bom, sou do tipo de pessoa que volta no dia seguinte para trabalhar com as energias redobradas. Não há baixo astral que se sobreponha à minha capacidade de superar dificuldades.

Procurei então ouvir apenas minha consciência e praticar a ética que aprendi, em primeiro lugar, com meus pais. Aprendi também a deixar claro para todos com quem trabalhei, que Camocim e os camocinenses eram sempre nossa prioridade esta postura fazia com que as coisas ficassem mais fáceis. Contei com uma equipe administrativa, superintendentes, coordenadores, técnicos de primeira qualidade e posso me orgulhar hoje de ter feito parte desta equipe tão especial.

Conseguimos tanta coisa em tão pouco tempo que olho agora para trás e quase nem acredito. Ver de perto a conquista de um Plano de Compensação Ambiental da Pesca Artesanal que resultou na entrega de equipamentos de localização GPS aos botes bastardos, projeto pioneiro no Brasil, seguido agora de outro PCAP para entrega de uma embarcação de apoio aos pescadores; da reorganização do Conselho Municipal do Meio Ambiente com conselheiros de alto conhecimento e preocupação com as causas ambientais de Camocim, assim como no Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável; do melhoramento da Fábrica de Gelo Municipal; da perfuração de poços profundos e instalação de chafarizes em diversas localidades da zona rural; da aquisição de alimentos da agricultura familiar atendendo as agricultoras e agricultores de nosso município; da realização da Semana do Meio Ambiente 2017 com a participação efetiva da sociedade civil, além do poder público; da experiência de implantação da coleta seletiva na Praia do Maceió; da realização de feiras da agricultura familiar, da reforma do Mercado Público Municipal e o início da construção de um Mercado público na Boa Esperança... e tantas outras conquistas.

Agradeço a população pelo crédito dado por acreditar na nossa forma de fazer gestão e reafirmo a nossa disposição de continuar servindo em qualquer momento, devotando a ela todos os esforços para melhoria da qualidade de vida e me colocando como amigo em qualquer ensejo ou reivindicação que possa colaborar.

Fui afastado no dia 2 de maio de 2018, em harmonia e agradecido de ter feito parte de um momento da administração municipal, com cabeça erguida e de voz levantada para assumir outras missões políticas e pessoais, com a certeza da consciência limpa e do dever cumprido, com a convicção plena que o próximo gestor da Secretaria da Pesca, Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Camocim (SEPARHMA) encontrará uma estrutura bem melhor do que a que recebemos em janeiro do ano passado. Se mais não pudemos fazer, não foi por falta de tentativas, não nos faltou disposição. Saio com a certeza inata de que falhei em alguns momentos, mas certamente a vontade de acertar foi muito maior do que os erros cometidos. Assim, encerro desejando a todos que permanecem muita sorte e que consigam atender as demandas de nossa população sofrida.

“Vão-se os anéis, ficam-se os dedos.”